top of page

Cinema Negro é tema de festival em Brasília

A oitava edição do Festival Latinidades — Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha — começa nesta quarta (22) e segue até 26 de julho, no Cine Brasília (106/107 Sul). Neste ano, o evento, que surgiu inspirado no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, terá como tema O cinema negro.

Desde sua concepção, o festival Latinidades tem como principal objetivo discutir questões relacionadas à mulher afro latino-americana e caribenha. Em 2015, o evento, sediado em Brasília, que recebe uma série de atividades, como debates, palestras, oficinas, shows e exibição de filmes.

Entre as convidadas internacionais estão as americanas Kathleen McGhee Anderson, premiada roteirista e produtora de televisão, teatro e cinema; e Yaba Blay, professora universitária da disciplina Estudos Africanos na Universidade de Drexel (EUA). Também virão para o Brasil participar do evento a coreógrafa, cantora, pesquisadora, roteirista e diretora colombiana Esperanza Bioho Perea Martinez, criadora da Fundação Cultural Colômbia Negra e gerente dos Encontros Internacionais de Expressão Negra; e a franco-camaronesa Pascale Obolo, cineasta feminista e editora-chefe da revista Afrikadaa. As cantoras Elza Soares, a inglesa com ascendência nigeriana Folakemi, a paulista Tássia Reis e a paranaense Karol Conka, entre outras, se apresentarão no Latinidades 2015.

O evento tem entrada gratuita e a programação para o primeiro dia tem inicio a partir das 10h da manhã.

10h – Performance do espetáculo Dos desmanches aos sonhos: Poética em legítima defesa, da Cia Os Crespos. 10h20 – Mesa de abertura: Cultura e educação: Interações no combate ao racismo e na valorização de identidade negras. Com Cida Abreu, Cida Bento, Mãe Beth de Oxum, Wania Sant’Anna e mediação de Dalila Medeiros. 14h – Exibição de curtas: Vovó Leotina (Paulo Rosa), Pety pode tudo (Anahí Borges) e The summer of gods (Eliciana Nascimento). 15h – Mesa: Afinal, o que é cinema negro? Com Janaína Oliveira, Larissa Fulana de Tal, Kathleen McGhee Anderson e mediação de Ceiça Ferreira. 17h – Conferência especial com Yaba Blay sobre a valorização da beleza negra. 19h30 – Exibição do documentário My name is now, de Elizabete Martins Campos. 21h30 – Show com a cantora Elza Soares.


Recent Posts
Follow Us
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page